Orientações raciocínio lógico-matemático (Ensino Médio)

Matemática

*Números e operações.
Estudo do sistema de numeração decimal, identificando o conjunto de regras e símbolos que o caracterizam e extensão das regras deste sistema para leitura, escrita e representação dos números racionais na forma decimal.
Cálculos mentais ou escritos, exatos ou aproximados.
Reconhecimento dos números racionais em diferentes contextos cotidianos e históricos e exploração de situações-problema em que indicam relação parte/todo, quociente, razão ou funcionam como operador.
Localização na reta numérica de números racionais e reconhecimento de que estes podem ser expressos na forma fracionária e decimal, estabelecendo relação entre essas representações.
Compreensão da potência com expoente inteiro positivo como produto reiterado de fatores iguais, identificando e fazendo uso das propriedades da potenciação em situação-problema.
Atribuição de significados à potência de expoente nulo e negativo pela observação de regularidades e pela extensão das propriedades das potencias com expoente positivo.
Compreensão da raiz quadrada e cúbica de um número, a partir de problemas como a determinação do lado de um quadrado de área conhecida ou da aresta de um cubo de volume dado.
Cálculos aproximados de raízes quadradas por meio de estimativas e fazendo uso de calculadoras.
Resolução de situações-problema envolvendo a compreensão da raiz quadrada e cúbica de um número.
Resolução de situações-problema envolvendo:
- operações com números naturais, inteiros e racionais utilizando a calculadora para verificar e controlar resultados.
- potência e as propriedades das potencias com expoente positivo.
- raízes quadradas por meio de estimativas e fazendo uso de calculadoras.
Situações-problema, vinculadas à Geometria e Grandezas e medidas, cujas soluções não são dadas por números racionais.
Identificação de um número irracional como um número de representação decimal infinita, e não-periódica, e localização de alguns deles na reta numérica, com régua e compasso.

Álgebra e funções.
Resolução de problemas de contagem, incluindo os que envolvem o princípio multiplicativo, por meio de estratégias variadas, como a construção de esquemas e tabelas.
Produzir e interpretar diferentes escritas algébricas expressões, igualdades e desigualdades, identificando as equações, inequações e sistemas.
Tradução de situações-problema por equações ou inequações do primeiro grau, utilizando as propriedades da igualdade ou desigualdade, na construção de procedimentos para resolvê-las, discutindo o significado das raízes encontradas em confronto com a situação proposta.

Estatística, probabilidade e combinatória.
Compreensão do significado da média aritmética como tendência de uma pesquisa.

Grandezas e medidas.
Construção de procedimentos para o cálculo de áreas e perímetros de
superfícies planas (limitadas por segmentos de reta e/ou arcos de circunferência).
Cálculo da área da superfície total de alguns sólidos geométricos (prismas e cilindros).
Cálculo do volume de alguns prismas retos e composições destes.


Física

Grandezas e medidas.
Reconhecimento de grandezas como comprimento, massa, capacidade, área, volume, ângulo, tempo, temperatura, velocidade e identificação de unidades adequadas (padronizadas ou não) para medi-las, fazendo uso de terminologia própria.
Compreensão da noção de medida de área e de equivalência de figuras planas por meio da composição e decomposição de figuras.
Estabelecimento de conversões entre algumas unidades de medidas mais usuais (para comprimento, massa, capacidade, tempo) em resolução de situações-problema.
Resolução de situações-problema envolvendo grandezas (capacidade, tempo, massa, temperatura) e as respectivas unidades de medida, fazendo conversões adequadas para efetuar cálculos e expressar resultados.
Cálculo da área de superfícies planas por meio da composição e decomposição de figuras e por aproximações.
Resolução de problemas que envolvem:
- Fórmulas para cálculo da área de superfícies planas e para cálculo de volumes de sólidos geométricos (prismas retos e composições desses prismas).
Resolução de situações problemas que permita realizar transformações de unidades de medidas padronizadas e não padronizadas.

Geometria
Interpretação, a partir de situações-problema (leitura de plantas, croquis, mapas), da posição de pontos e de seus deslocamentos no plano, pelo estudo das representações em um sistema de coordenadas cartesianas.
Representação e interpretação do deslocamento de um ponto num plano cartesiano por um segmento de reta orientado.

Álgebra e funções
Compreensão da noção de variável pela interdependência da variação de grandezas.
Compreensão da noção de variável pela interdependência da variação de grandezas.
Identificação da natureza da variação de duas grandezas diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais (afim ou quadrática), expressando a relação existente por meio de uma sentença algébrica e representando a no plano cartesiano.
Observação de regularidades e estabelecimento de leis matemáticas que expressem a relação de dependência entre variáveis.
Resolução de problemas que envolvem grandezas diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais por meio de estratégias variadas, incluindo a regra de três.
Resolução de situações problema que possibilitem localizar pontos no plano cartesiano fazendo uso dos pares ordenados.


Química

Grandezas e medidas
Reconhecimento de grandezas como comprimento, massa, capacidade, área, volume, ângulo, tempo, temperatura, velocidade e identificação de unidades adequadas (padronizadas ou não) para medi-las, fazendo uso de terminologia própria.
Resolução de situações-problema envolvendo grandezas (capacidade, tempo, massa, temperatura) e as respectivas unidades de medida, fazendo conversões adequadas para efetuar cálculos e expressar resultados.

Estatística, probabilidade e combinatória
Leitura e interpretação de dados expressos em tabelas e gráficos.

Álgebra e funções
Resolução de problemas que envolvam a idéia de proporcionalidade, incluindo os cálculos como porcentagens, pelo uso de estratégias não convencionais.
Resolução de problemas que envolvam a idéia de proporcionalidade, incluindo os cálculos como porcentagens, pelo uso de estratégias não convencionais.
Identificação da natureza da variação de duas grandezas diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais (afim ou quadrática), expressando a relação existente por meio de uma sentença algébrica e representando-a no plano cartesiano.
Resolução de problemas que envolvem grandezas diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais por meio de estratégias variadas, incluindo a regra de três.
Observação de regularidades e estabelecimento de leis matemáticas que expressem a relação de dependência entre variáveis.
Observação de regularidades e estabelecimento de leis matemáticas que expressem a relação de dependência entre variáveis.
Resolução de problemas que envolvem grandezas diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais por meio de estratégias variadas, incluindo a regra de três.


Biologia

Estatística, probabilidade e combinatória
Leitura e interpretação de dados expressos em gráficos de colunas, de setores, histogramas e polígonos de freqüência.
Organização de dados e construção de recursos visuais adequados, como gráficos (de colunas, de setores, histogramas e polígonos de freqüência) para apresentar globalmente os dados, destacar aspectos relevantes, sintetizar informações e permitir a elaboração de inferências.
Resolução de problemas levando em consideração o contexto social do aluno envolvendo:
- Leitura, interpretação e construção de gráficos de coluna, de linha e de setores.

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