Aprendendo sobre Educação Ambiental

Profª Cynthia Rodrigues.
O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

Durante séculos as populações humanas mantiveram uma relação de dominação com a natureza, domando-a e adequando os recursos naturais às suas necessidades. Com o advento da revolução industrial, e nos anos seguintes até o presente, houve aumento acelerado do consumo em função da explosão demográfica e do crescimento das cidades. Consequentemente, os problemas ambientais se agravaram aumentando os riscos na sociedade de consumo de massa. Esses fatos põem em dúvida a viabilidade do desenvolvimento sustentável em função de suas limitações diante do modelo econômico globalizado. A relação harmônica do homem com a natureza implica em mudanças comportamentais e tomadas de atitudes para manutenção do meio ambiente mais equilibrado e socialmente mais justo.

*A Educação Ambiental (EA) surgiu como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida.
*A Educação Ambiental é um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida. A EA estimula a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, mantendo entre si a relação de interdependência e diversidade. Esta conduta ética e moral requer responsabilidade individual e coletiva em nível local, nacional e planetário.

*O objetivo principal da EA é o de superar a dicotomia entre natureza e sociedade, através da conscientização e formação de uma atitude ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão sócioambiental, que afirma que o meio ambiente é um espaço de relações e interações culturais, sociais e naturais. De acordo com essa visão, as interações humanas com a natureza podem ser mais equilibradas, porque existe um co-pertencimento, uma coevolução entre o homem e seu meio. A evolução é fruto das interações entre a natureza e as diferentes espécies, e a humanidade também faz parte desse processo.

*CONCEITOS SOBRE MEIO AMBIENTE

Meio Ambiente - é o que circunda um organismo, incluindo as plantas e os animais,
com os quais ele interage. ( RICKLEFS, 1973).

Meio Ambiente – Conjunto de fatores bióticos (seres vivos) e fatores abióticos
(físico-químicos) do habitat, suscetíveis de terem efeitos diretos ou indiretos
sobre os seres vivos e, compreende-se, sobre o homem.
( Dicionário Francês de Ecologia de Touffet, 1982).

Meio Ambiente – é o que circunda o indivíduo ou grupo. O meio Cósmico,
Geográfico e o meio social, com suas instituições, sua cultura, seus valores.
( Dicionário enciclopédico de Psicologia de Silliamy, 1980).

Meio Ambiente – lugar determinado ou percebido, onde os elementos naturais e
sociais estão em relações dinâmicas e em interação. Essas relações implicam
processos de criação cultural e tecnológica e processos históricos e sociais de
transformação do meio natural e construído (REIGOTA, 2001).

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (PNEA)
*Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999

No dia 27 de abril foi sancionado a Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999, criando a Política Nacional de Educação Ambiental, dispondo sobre o inciso VI do artigo 225 da Constituição Federal, onde incumbe ao Poder Público promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. Este projeto passou por grandes discussões, e levou 6 anos para ser votado.

CAPÍTULO I
DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

“Art. 3º - Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental, incumbindo:
I - ao Poder Público, nos termos dos arts. 205 e 225 da Constituição Federal, definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente;
II - às instituições educativas, promover a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem.”

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