Eixo Metodológico de Lógico-Matemático Fundamental

*EIXO LÓGICO-MATEMÁTICO
Conteúdos a serem trabalhados no projeto de resgate (5ª SÉRIE)
PORTUGUÊS MATEMÁTICA CIÊNCIAS E EA ARTES GEOGRAFIA HISTÓRIA
*A história da matemática e dos números. * NÚMEROS E OPERAÇÕES:
-Senso numérico;
-Números do cotidiano;
-Relações lógicas do conceito de número (ordenação, comparação, contagem, correspondência e inclusão);
-Ampliação da construção do conceito de número a partir de situações que explorem o conceito.
-Resolução de problemas de estrutura aditiva;
-Diferentes significados das operações fundamentais (multiplicação e divisão); a) As estruturas multiplicativas
b) Multiplicação e divisão numa perspectiva de trabalho integrado
c) A multiplicação como adição de parcelas iguais
d) A multiplicação e o aspecto combinatório
e) A multiplicação e a configuração retangular
f) A multiplicação e a proporcionalidade
g) A divisão como operação inversa da multiplicação
h) Situações resolvidas pela divisão com a idéia de:
-partição (repartir igualmente)
-medir (busca do número de cotas)
-proporcionalidade

-Cálculo mental;
-Jogos matemáticos.
*ÁLGEBRA E FUNÇÕES:
-De figuras e outras;
-Identificação de regularidades em seqüências numéricas;
*GRANDEZAS E MEDIDAS:
-Retomada e ampliação do conceito de grandezas e medidas:
-Comparação de grandeza sem medição;
-Relação entre grandeza e medida;
-Principais instrumentos de medida;
-Área (medida de superfície);
-Identificação das características do processo por meio do qual o conceito de área é construído).
-Ampliação de atividades sobre medida de superfície
Cálculo de áreas de regiões retangulares e de outras regiões planas que podem ser transformadas em retangulares por meio de:
-utilização de folhas de papel quadriculado;
-atividade usando quadriláteros.
-Estudo da grandeza massa e suas medidas:
*ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA:
-Coleta e organização de dados;
-Interpretação de informações;
-Observação de informações;
-Representações de informações;
-Tabelas de dupla entrada;
-Gráfico de barras;
-Gráficos pictórios.
*NOÇÕES DE TEMPO E ESPAÇO.
-a noção de período de tempo;
-identificação de fenômenos considerados importantes na nossa cultura (as quatro estações, o registro dos anos, meses, dias da semana etc.)
-o aspecto cíclico de certos fenômenos;
-marcando o tempo em horas.
*GRANDEZAS E MEDIDAS:
-Retomada e ampliação do conceito de grandezas e medidas:
-Comparação de grandeza sem medição;
-Relação entre grandeza e medida;
-Principais instrumentos de medida;
-Área (medida de superfície);
-Identificação das características do processo por meio do qual o conceito de área é construído).
-Área: medida de superfície.
-Ampliação de atividades sobre medida de superfície;
-Calculo de áreas retangulares;
-Utilização de folhas de papel quadriculado;
-Atividades usando quadriláteros;
-Grandeza massa e suas medidas.
-Ampliação de atividades sobre medida de superfície
Cálculo de áreas de regiões retangulares e de outras regiões planas que podem ser transformadas em retangulares por meio de:
-utilização de folhas de papel quadriculado;
-atividade usando quadriláteros.
-Estudo da grandeza massa e suas medidas:

*GEOMETRIA:
-Ampliação da construção e representação de formas geométricas;
-Sólidos geométricos (classificação quanto a forma e ao deslocamento;
-Identificação e classificação de figuras planas;
-Composição e decomposição de figuras planas;
-Figuras planas e não-planas.
-Descrição e interpretação e representação da posição de uma pessoa/objeto no espaço, de diferentes pontos de vista;
-Utilização de malhas ou redes para representar, no plano, a posição de uma pessoa/objeto;
- Descrição e interpretação e representação da posição de uma pessoa/objeto no espaço e construção de itinerários;
-Figuras planas e não planas: a passagem do espaço para o plano.
-A simetria;
-Representação de espaço por meio de maquetes;
Semelhanças e diferenças entre diferentes corpos redondos (esfera, cone, cilindro e outros.
-Explorando as superfícies dos sólidos
-As figuras que formam a superfície das caixas, das latas e das bolas.
-Composição e decomposição de figuras tridimensionais, identificando diferentes possibilidades.
*ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA:
-Coleta e organização de dados;
-Interpretação de informações;
-Observação de informações;
-Representações de informações;
-Tabelas de dupla entrada;
-Gráfico de barras;
-Gráficos pictórios.
*NOÇÕES DE TEMPO E ESPAÇO.
-a noção de período de tempo;
-identificação de fenômenos considerados importantes na nossa cultura (as quatro estações, o registro dos anos, meses, dias da semana etc.)
-o aspecto cíclico de certos fenômenos;
-marcando o tempo em horas.
*A história da matemática e dos números.
*NOÇÕES DE TEMPO E ESPAÇO.
-a noção de período de tempo;
-identificação de fenômenos considerados importantes na nossa cultura (as quatro estações, o registro dos anos, meses, dias da semana etc.)
-o aspecto cíclico de certos fenômenos;
-marcando o tempo em horas.



*EIXO LÓGICO-MATEMÁTICO
Conteúdos a serem trabalhados no projeto de resgate (6ª SÉRIE)
PORTUGUÊS MATEMÁTICA CIÊNCIAS E EA ARTES GEOGRAFIA HISTÓRIA
*A história da matemática e dos números. * NÚMEROS E OPERAÇÕES:
-Ampliação do estudo das diferentes idéias de adição e subtração a partir da resolução de problemas (quantificar, ordenar, identificar);
-Cálculo mental;
-Jogos matemáticos.
-Ampliação da resolução de situações-problema que envolva mais de uma operação com números naturais;
-os usos do número no cotidiano dos alunos;
-a importância da história do número (a necessidade de quantificar e a praticidade do SND);
-uso de material estruturado (ábaco, quadro valor de lugar (QVL),
material dourado) ou não-estruturado (canudos, fichas, palitos, sementes, sucata);
-Trabalho com a reta numérica.
-Ampliação do estudo das propriedades do Sistema de numeração decimal:
1. Estudo dos Números racionais:
a) número racional como expressão da medida de uma grandeza
b) identificação da idéia de fração nos conjuntos discreto e contínuo
c) idéia de fração em vários contextos:
-idéia de fração como parte-todo, todo-parte e parte-parte
-idéia de fração como medida
-idéia de fração como razão
-idéia de fração como divisão
d) Resolução de problemas envolvendo as diversas idéias sobre fração
e) Estudo da relação de ordem usual
-atividades que envolvam a reta numérica
2. Estudo dos números decimais (representação decimal dos racionais)
a) Leitura, escrita e representações de números decimais;
b) Comparação dos números decimais;
c) Resolução de situações-problema com o uso de números decimais no cotidiano;
d) Atividades sobre o sistema monetário brasileiro
- Operações com números racionais sob representação decimal:
a) Atividades que explorem a adição e subtração de números racionais na representação decimal
b) Atividades que explorem a multiplicação e divisão de números racionais na representação decimal
c) Multiplicação de um número decimal por 10, 100, 1000,...
d) AMultiplicação de um número natural maior que 10 por um número decimal
e) O cálculo de porcentagens
f) Divisão de um número decimal por um número natural
g) Divisão de um número decimal por 10, 100, 1000,...
h) Divisão de um número natural por um número decimal
*ÁLGEBRA E FUNÇÕES:
-Identificação de regularidades em seqüências (numéricas, de figuras e o uso da reta numérica);
-Determinação do elemento desconhecido em uma igualdade matemática;
-Resolução de problemas utilizando estratégias próprias;
- Introdução da idéia de proporcionalidade por meio de situações do cotidiano do aluno;
-Resolução de problemas simples envolvendo a proporcionalidade inversa entre grandezas.
*GRANDEZAS E MEDIDAS:
-Estudo da grandeza capacidade;
-Comparação de capacidade;
-O volume e as unidades de medida (litro e mililitro);
-A tonelada;
-Resolução de problemas envolvendo capacidade;
-Situações de grandezas diretamente proporcionais e inversamente proporcionais ou nenhuma delas;
-Proporcionalidade presente na resolução de problemas multiplicativos e na análise de tabelas e gráficos.
-Ampliação de Situações-problema envolvendo as grandezas massa e capacidade
Medida da Grandeza tempo
-Realização de experiências em que o tempo é elemento fundamental:
-construção de uma seqüência de acontecimentos (antes de, depois de, ao mesmo tempo que);
-a noção de período de tempo;
-identificação de fenômenos considerados importantes na nossa cultura (as quatro estações, o registro dos anos, meses, dias da semana etc.)
-Jogos e aplicações a situações do cotidiano. *ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA:
-Coleta e organização de dados;
-Representações de informações através de (tabelas, gráfico e situações-problema que explorem a idéia de combinação).
*GRANDEZAS E MEDIDAS:
-o aspecto cíclico de certos fenômenos;
*GRANDEZAS E MEDIDAS:
-Estudo da grandeza capacidade
-Comparação de capacidade;
-O volume e as unidades de medida (litro e mililitro);
-A tonelada;
-Resolução de problemas envolvendo capacidade;
-Situações de grandezas diretamente proporcionais e inversamente proporcionais ou nenhuma delas;
-Proporcionalidade presente na resolução de problemas multiplicativos e na análise de tabelas e gráficos.
-Jogos e aplicações a situações do cotidiano.
*GEOMETRIA:
-Ampliação e redução de figura para a compreensão das propriedades, identificando figuras poligonais e circulares nas superfícies planas e tridimensionais;
-Identificação de semelhanças e diferenças entre os polígonos, usando critérios, tais como (número de lados, eixos de simetria, etc.
-Exploração de características de algumas figuras planas, tais como: rigidez riangular, paralelismo e perpendicularismo de lados etc.
-Composição e decomposição de figuras planas e identificação de que qualquer polígono pode ser composto a partir de figuras triangulares.
-Ampliação e redução de figuras planas pelo uso de malhas
-Percepção de elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas
Ângulos que nos rodeiam: situações do nosso dia-a-dia:
-os ângulos e os giros
-os ângulos e os cantos: ângulo reto.
-Representação de figuras geométricas
-Conceito de polígonos

*ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA:
-Coleta e organização de dados;
-Representações de informações através de (tabelas, gráfico e situações-problema que explorem a idéia de combinação).
*GRANDEZAS E MEDIDAS:
-o aspecto cíclico de certos fenômenos;
*A história da matemática e dos números.



*EIXO LÓGICO-MATEMÁTICO
Conteúdos a serem trabalhados no projeto de resgate (7ª SÉRIE)
PORTUGUÊS MATEMÁTICA CIÊNCIAS E EA ARTES GEOGRAFIA HISTÓRIA
* NÚMEROS E OPERAÇÕES:
a) Resolução de problemas explorando as idéias das operações fundamentais
b) Resolução de problemas envolvendo os números racionais e sua representação decimal
c) Resolução de problemas utilizando-se de estratégias pessoais ou técnicas operatórias.
d) Trabalho com números decompostos em sua forma polinomial.
a) Múltiplos e divisores de um número natural
b) Números primos e números compostos
-Ampliação de atividades sobre operações com números naturais e racionais
-Resolução de problemas com números naturais utilizando estratégias pessoais.
a) Formulação e resolução de problemas envolvendo as diversas idéias fracionárias
b) Comparação e ordenação de números naturais e racionais
-Atividades de aprofundamento sobre estruturas aditivas e multiplicativas
Ampliação do SND com enfoque na representação decimal:
a) Ampliação de regras de numeração decimal
b) Relação entre porcentagem e fração de denominador 100 (comparação de frações);
c) Situações-problema envolvendo números racionais com representação decimal envolvendo adição, subtração e multiplicação;
d) Resolução de situações-problema explorando o cálculo de porcentagem simples;
e) Estudo do sistema monetário atividades e resolução de problemas
f) Formulação e resolução de problemas envolvendo a idéia fracionária de parte-todo;
g) Formulação e resolução de problema envolvendo a idéia fracionária de quociente;
h) Comparação e ordenação de números racionais
*ÁLGEBRA E FUNÇÕES:
-Determinação do elemento desconhecido em uma igualdade matemática:
-Resolução de problemas;
Introdução da idéia de proporcionalidade por meio de situações do cotidiano do aluno;
-Resolução de problemas simples envolvendo a proporcionalidade inversa entre grandezas.
*GRANDEZAS E MEDIDAS:
-Situações que explorem outras grandezas: temperatura
-Medida de temperatura:
-leitura do termômetro;
-temperaturas de 0° a 100°
-introdução de temperaturas negativas
-Retomada e ampliação de situações que explorem as grandezas massa, capacidade, área, temperatura.
*COMBINAÇÃO E IDÉIA DE PROBABILIDADE: *ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA:
-Situações-problema que explorem a idéia de combinação e idéia de probabilidade:
-Coleta e registro de informações;
-Interpretação de informações;
-Observação de informações;
-Representações de informações;
-Resolução de problemas utilizando a construção de diversos tipos de gráficos.
*GRANDEZAS E MEDIDAS:
-Situações que explorem outras grandezas: temperatura
-Medida de temperatura:
-leitura do termômetro;
-temperaturas de 0° a 100°
-introdução de temperaturas negativas
*TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO *GEOMETRIA:
-Exploração de experiências cotidianas no tratamento das relações de paralelismo e de perpendicularismo
-Construção de modelos por meio de dobraduras
-Ampliação de atividades sobre Planificação de figuras
-Vários tipos de vistas, tais como:
-vista superior
-vista frontal
-vista lateral
-vista posterior
-vista inferior
-Ampliação de atividades sobre poliedros
-Caracterização dos polígonos
-Identificação e classificação de triângulos
-identificação, classificação e construção de quadriláteros
-A simetria nos triângulos e quadriláteros.
-Construção de figuras planas:
-Composição e decomposição de figuras
composição e decomposição de polígonos
-Composição de corpos redondos
-Algumas experiências com polígonos regulares
-As diagonais de um polígono
-Polígonos e circunferência:
-Construções
-Exploração da inscrição e circunscrição de polígonos em circunferências para favorecer a ampliação e o conhecimento sobre figuras.
-Elementos principais de uma circunferência: centro e raio
-Algumas experiências com polígonos regulares

*ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA:
-Situações-problema que explorem a idéia de combinação e idéia de probabilidade:
-Coleta e registro de informações;
-Interpretação de informações;
-Observação de informações;
-Representações de informações;
-Resolução de problemas utilizando a construção de diversos tipos de gráficos.
*TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
*TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO



*EIXO LÓGICO-MATEMÁTICO
Conteúdos a serem trabalhados no projeto de resgate (8ª SÉRIE)
PORTUGUÊS MATEMÁTICA CIÊNCIAS E EA ARTES GEOGRAFIA HISTÓRIA
* NÚMEROS E OPERAÇÕES:
-Continuação e aprofundamento sobre sistema de numeração decimal:
-Ampliação de atividades e situações-problema que explorem as idéias das operações fundamentais de adição, subtração, multiplicação e divisão.
-Resolução de problemas
-Ordens e Classes;
-Quantificação;
-Arredondamento de número;
-Ampliação do estudo sobre operações fundamentais:
-Multiplicação comparativa: noção de proporcionalidade;
-Divisão;
-Fração de uma quantidade;
-Problema com a idéia de fração
-Simplificação de fração;
-Adição e subtração com fração;
-Fração equivalente;
-Situações-problemas com idéia fracionária.
-Resolução de problemas sobre o sistema monetário.
-Resolução de problemas com números naturais;
-Simplificação de fração com o mesmo denominador comum;
-Fração, número decimal e racional;
-Formulação e resolução de problemas envolvendo a idéia fracionária de parte-todo;
-Formulação e resolução de problema envolvendo a idéia fracionária de quociente;
-Comparação e ordenação de números racionais.
*ÁLGEBRA E FUNÇÕES:
-Determinação do elemento desconhecido em uma igualdade matemática:
-Resolução de problemas;
Introdução da idéia de proporcionalidade por meio de situações do cotidiano do aluno;
*GRANDEZAS E MEDIDAS:
-Resolução de problemas simples envolvendo a proporcionalidade inversa entre grandezas.
Ampliação de situações sobre o conceito de perímetro
-atividades que explorem o perímetro
-resolução de problemas envolvendo perímetro
-Estudo de escala
-Ampliação de atividades de exploração e identificação das grandezas massa, área, tempo, capacidade e temperatura.
*ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA:
-Coleta e registro de informações;
Interpretação de informações;
-Representações de informações através de tabelas e gráficos de setores e de barras;
-Situações-problema que explorem a idéia de probabilidade (acontecimentos do cotidiano de natureza aleatória):
-Resolução de problemas de modo intuitivo e integrado.
-Situações-problema que explorem a idéia de combinação (princípio multiplicativo) e de probabilidade (acontecimentos do cotidiano de natureza aleatória).
*GRANDEZAS E MEDIDAS:
-Resolução de problemas simples envolvendo a proporcionalidade inversa entre grandezas.
*TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO *GRANDEZAS E MEDIDAS:
-Resolução de problemas simples envolvendo a proporcionalidade inversa entre grandezas.
Ampliação de situações sobre o conceito de perímetro
-atividades que explorem o perímetro
-resolução de problemas envolvendo perímetro
*GEOMETRIA:
-Algumas experiências com polígonos regulares
-As diagonais de um polígono
-Ampliação das experiências com polígonos regulares
Atividades que explorem as características dos polígonos regulares
-Ampliação de situações sobre ampliação e redução de figuras por homotetias.
-Atividades com malhas de diferentes tipos
*ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA:
-Coleta e registro de informações;
Interpretação de informações;
-Representações de informações através de tabelas e gráficos de setores e de barras;
-Situações-problema que explorem a idéia de probabilidade (acontecimentos do cotidiano de natureza aleatória):
-Resolução de problemas de modo intuitivo e integrado
-Situações-problema que explorem a idéia de combinação (princípio multiplicativo) e de probabilidade (acontecimentos do cotidiano de natureza aleatória).
*GRANDEZAS E MEDIDAS:
Estudo de escala
Ampliação de atividades de exploração e identificação das grandezas massa, área, tempo, capacidade e temperatura.
*TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO *TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO