ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
ENSINO FUNDAMENTAL
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Para ser aplicado de 5ª a 8ª series
1. Leitura e Compreensão de Textos
1. Identificação de idéia central do texto;
2. Localização de informação explícita em textos narrativos;
3. Dedução do sentido e ou expressão partindo de um contexto;
4. Dedução de informação implícita em texto instrucional;
5. Estabelecimento de relação coesiva nos textos;
6. Descrição de características físicas e psicológicas de personagens;
7. Estabelecimento de seqüência lógica dos textos;
8. Distinção entre fala do narrador e do personagem;
9. Compreensão do sentido na repetição de palavras ou expressões;
10. Identificação do sentido ou informação com base em imagens;
11. Estabelecimento da relação título/texto;
12. Atribuição de novos títulos aos textos lidos;
13. Identificação das características de textos narrativos e informativos;
14. Identificação das seqüencias das idéias ou informações;
15. Exploração de rimas ou aliterações para compreensão dos textos;
16. Inferência de informação de texto poético;
17. Identificação das finalidades do texto;
18. Identificação da relação direta de causa e efeito;
19. Reconhecimento de relação causa consequência emoções de personagem;
20. Compreensão da relação dos recursos coesivos;
21. Interpretação de palavras ou expressões considerando o contexto
22. Compreensão dos sentidos da repetição intencional nos textos;
23. Distinção entre narrador e personagem;
24. Identificação do resumo do texto em alternativas propostas;
25. Distinção de idéia principal e secundária;
26. Exploração das características dos textos de ficção e científicos.
27. Exploração das características do locutor e interlocutor dos textos;
28. Compreensão dos efeitos de sentido da pontuação ou outros efeitos gráficos;
29. Distinção entre fato e opinião;
30. Interpretação de gráficos e tabelas a partir de informações contidas nos textos;
31. Utilização de glossário ou verbetes de dicionário;
32. Interpretação de textos não-verbal: figura, foto, ilustração, tabelas, gráficos;
33. Utilização de informações contidas no glossário ou em nota de rodapé na leitura.
34. Interpretação de informações contidas em gráficos e mapas;
35. Compreensão do efeito de sentido decorrente do emprego de linguagem coloquial em texto narrativo;
36. Distinção das características e gêneros estudados;
37. Identificação do tema de texto poética;
38. Identificação da descrição de um lugar em textos publicitários de revista e jornal;
39. Identificação dos sentidos de uma expressão em texto informativo;
40. Identificação das características dos textos de um mesmo autor;
41. Reconhecimento do ponto de vista do autor;
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2. Produção de Textos Escritos
1. Identificação das condições de produção (o que escrever, para quem, por que escrever e como escrever)
2. Produção individual ou coletiva de anúncios de propaganda;
3. Adequação das produções às situações de interação;
4. Atribuição de título a tópicos / sub-tópicos dos textos;
5. Análise de coesão /coerência textual;
6. Reescrita de textos;
7. Revisão ortográfica;
8. Produção coletiva ou individual de história, trava-língua, para lendas, cartões e convites;
9. Progressão textual (inicio, meio e fim);
10. Utilização de recursos estilísticos (repetição, comparação);
11. Estabelecimento da relação entre sentido do texto e os sinais de pontuação;
12. Análise das convenções ortográficas;
13. Produção coletiva ou individual de pequenos textos científicos, pequenas, reportagens e / ou pequenos noticiários atentando para as suas respectivas características;
14. Relação entre o sentido do texto e os sinais de pontuação;
15. Paragrafação;
16. Utilização dos recursos estilísticos;
17. Adequação da linguagem do interlocutor;
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3. Análise Lingüística e Reflexão sobre a língua
1. Pontuação (ponto final, interrogação, exclamação e vírgulas);
2. Composição e decomposição de palavras;
3. Distinção do som inicial, medial e final, complementações de palavras;
4. Segmentação de palavras (espaçamento entre as palavras);
5. Formação de palavras a partir dos textos estudados (regularidades diretas e contextuais);
6. Tipos de letras: maiúscula, minúscula, imprensa e cursiva;
7. Interferência de regras de regularidades ortográficas;
8. Agrupamento de palavras com o mesmo som;
9. Agrupamento com o mesmo número de letras / sílabas;
10. Uso do “h” inicial;
11. Uso do m e n;
12. Emprego de r e l depois de consoantes;
13. Emprego de c, ç, g e j
14. Uso do substantivo (próprio x comum);
15. Emprego de pontuação em diálogos (dois pontos e travessão);
16. Classificação de palavras quanto ao número de sílabas: monossílabos, dissílabos, trissílabos e polissílabos;
17. Substantivo (concreto x abstrato, primitivo x derivado);
18. Formação de palavras (irregularidades ortográficas);
19. Inferência de regras de regularidades ortográficas;
20. Estudo dos dígrafos a partir dos textos estudados nh, lh, ch, rr, ss;
21. Emprego de palavras ss, ç, c, e s com som de z;
22. Emprego de me n em sílaba intermediária;
23. Emprego de palavras com qu e gu, x e ch, ss, ç, c, s;
24. Análise da relação substantivo x adjetivo;
25. Emprego de g e j;
26. Uso de sílabas terminadas em u e l;
27. Uso de adjetivos e pronomes pessoais;
28. Acentuação das palavras
29. Uso de verbos (introdução);
30. Emprego de palavras com s com som de z;
31. Acentuação das palavras de acordo coma necessidade da pontuação escrita;
32. Emprego de palavras com e, i, ei; ss, ç, c, s; nh, lh, ch; s com som de z.
33. Classificação de palavras quanto à tonicidade: sílabas átonas e tônicas (oxítona paroxítona e proparoxítona);
34. Estudo e emprego de pronomes e verbos;
35. Emprego de tempos e modos verbais
36. Emprego de palavras com lh, e li; ss, ç, c, s; o, u, ou;
37. Emprego de pronomes e numeral;
38. Relacionamento do verbo com seu referente, observando a concordância entre eles;
39. Emprego de pronomes possessivos;
40. Uso de adjetivo e locução adjetiva;
Para ser aplicado no Ensino Médio
1. Leitura e Compreensão de Textos
1. Leitura de diferentes gêneros textuais: bilhete, carta (informais), postal, diários (pessoais, de viagem), verbete de dicionário, letra de música, poema, notícia, lead: fábula tira História em quadrinhos (HQ), textos expositivos dos livros didáticos de outras disciplinas, TV, revistas, jornais, outdoor), conto, crônica, textos informativos, textos normativos (estatuto, declaração de direitos etc.) peça teatral, charge, resenha, biografia, reportagem, relatório, romance, crônica, noticia, resumo, tomada de nota, textos normativos, enunciados de questões, relatório.
2. Localização de informações explícitas e implícitas do texto;
3. Reconhecimento do tema central do texto;
4. Reconhecimento dos efeitos de sentido de uma determinada palavra ou expressão;
5. Reconhecimento das características próprias do tipo ou do gênero a que pertence o texto;
6. Elementos contextualizadores do texto: autor; data / época do texto, local, meio de veiculação;
7. Elementos constituintes da narrativa: narrador, personagem, espaço, tempo, problema /solução;
8. Reconhecer, entre partes de textos, as relações textuais indicadas por meio de expressões conectoras.
9. Identificação de sentidos ou informações com base em foto, ilustrações e outros recursos visuais;
10. Identificação dos elementos constituintes da notícia lead./ quem, o quê, quando, onde;
11. Distinção entre informações principais e informações secundárias;
12. Avaliação da adequação do título do texto ou da proposta de um novo título;
13. Distinção entre um fato e uma opinião relativa a esse fato;
14. Estabelecimento de relações entre partes de um texto;
15. Reconhecimento dos efeitos de sentido do uso de marca típicas da oralidade;
16. Identificação de referências ou remissões a outros textos ou a outros autores;
17. Elementos constituintes do poema: versos, estrofe, figuram de linguagem, rima;
18. Estudo de textos dos gêneros:
19. Memória, crônica, texto de opinião;
20. Reconhecimento dos elementos constituintes do texto narrativo;
21. Estabelecimento de relação entre o narrador e o foco narrativo;
22. Estabelecimento de relações temáticas ou estruturais de semelhança ou de oposição entre dois textos de diferentes autores ou de diferentes épocas.
23. Identificação de elementos indicadores das condições do locutor e do interlocutor do espaço cultural de produção e de circulação do texto
24. Estabelecimento entre uma tese (global ou local) e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
25. Avaliação da adequação do título do texto ou da proposta de um novo título;
26. Estabelecimento de relações entre partes de um texto, identificando repetições, substituições ou associações que contribuem para sua coesão e coerência;
27. Identificação da finalidade ou o objetivo pretendido para o texto.
28. Reconhecimento dos elementos responsáveis pelos efeitos de ambigüidade;
29. Reconhecimento dos elementos constituintes do esquema narrativo do conto (enredo, tempo, espaço, personagens e narrador, conflito, desfecho); de um determinado enunciado;
30. Identificação dos apoios gramaticais em que se montamos textos. e coerência;
31. Reconhecimento, em um texto, de registro formal empregado em situações cerimoniosas que exigem um tratamento protocolar definido (Majestade, Excelência);
32. Reconhecimento de que o domínio social da linguagem pode possibilitar a participação social, política e cidadã;
33. Valorização das diferentes opiniões e informações veiculadas nos textos como possibilidades diferenciadas de compreensão do mundo;
34. Posicionamento crítico diante de textos de modo a reconhecer a pertinência dos argumentos utilizados, posições ideológicas subjacentes e possíveis conteúdos discriminatórios nesse veiculados pertence o texto;
35. Reconhecimento dos elementos constituintes do esquema argumentativo (tese, argumento, tema, ponto de vista);
36. Estabelecimento de relações entre o ponto de vista do autor e o argumento ou argumentos oferecidos para sustentá-lo;
37. Reconhecimento dos critérios de ordenação ou de seqüência do texto na apresentação das idéias e informações;
38. Reconhecimento, entre partes de textos, das relações textuais indicadas por meio de expressões conectoras;
39. Estabelecimento da relação lógico-semântica entre dois fatos apresentados num texto (temporalidade, causalidade, contraposição e comparação).
40. Reconhecimento dos efeitos de sentido conseqüentes do uso dos sinais de pontuação, notações e outros recursos gráficos;
41. Reconhecimento dos elementos responsáveis pelos efeitos de humor e ironia em textos
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2. Produção de Textos Escritos
1. Produção dos gêneros textuais: carta, convite, postal, diário, poema, notícia, lead, memória, crônica, textos de opinião conto, propaganda, relatório e textos dissertativos, considerando o destinatário, a sua finalidade e as características do gênero.
2. Utilização das estratégias de escrita: planejar, redigir rascunho, revisar e reescrever o texto, atentando para os aspectos:
3. Discursivos: organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero e utilização de recursos coesivos;
4. Notacionais: uso de pontuação e acentuação.
5. Identificação de elementos indicadores do processo histórico de mudança da língua;
6. Utilização das convenções gráficas próprias da apresentação dos diferentes gêneros e texto;
7. Adequação de seleção das palavras e as estratégias de desenvolvimento do texto às condições do destinatário previsto;
8. Inclusão de referências, alusões ou citações a texto de outros;
9. Emprego de aspectos que expressem novidades e criatividades no texto;
10. Emprego dos diferentes recursos de coesão textual de forma a assegurar a continuidade do texto;
11. Estabelecimento de relações textuais entre orações, períodos, parágrafos ou blocos maiores do texto, por meio de expressões conectoras.
12. Utilização das convenções gráficas próprias da apresentação dos diferentes gêneros do texto;
13. Reprodução, sob a forma de esquema ou diagrama, do conteúdo de um texto
14. Produção de paráfrase de trechos de texto expositivo de livro didático;
15. Utilização das estratégias de escrita: planejar, redigir rascunho, revisar e Utilização de conceitos, informações e dados de outras áreas de conhecimento.
16. Reescrever o texto;
17. Adequação às regularidades lingüísticas e discursivas próprias de cada tipo de texto;
18. Elaboração de síntese das idéias centrais do texto;
19. Adequação do registro do texto às diferentes condições do contexto social de sua produção e circulação;
20. Adequação à seleção das palavras e as estratégias de desenvolvimento do texto às condições do destinatário previsto;
21. Transformação das informações de um conto em uma resenha;
22. Elaboração de síntese das idéias centrais do texto;
23. Elaboração de pesquisa bibliográfica;
24. Elaboração de início, conflito e final para conto fragmentado;
25. Transformação de notícia num poema;
26. Elaboração de síntese de romance;
27. Transformação de foco narrativo de trecho de romance;
28. Reprodução sob a forma de esquema ou diagramas do conteúdo de um texto;
29. Utilização de recursos gráficos orientadores da interpretação do interlocutor, possíveis aos instrumentos empregados no registro de textos (lápis, caneta, máquina de escrever, computador...)
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3. Análise Lingüística e Reflexão sobre a língua
1. Efeitos de sentido provocados pela alteração da ordem regular das palavras na frase;
2. Uso da vírgula nos locativos;
3. Emprego adequado das diferentes formas de tratamento;
4. Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito na construção do diário;
5. Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas;
6. Identificação da função do substantivo na nomeação de personagens, pessoas e lugares.
7. Reconhecimento do valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários e lugares e caracterizações de personagens e pessoas;
8. Relacionamento do verbo com seu referente, observando a concordância entre eles;
9. Identificação de advérbios como indicadores de circunstâncias tempo, modo, lugar, intensidade;
10. Percepção dos mecanismos de construção da linguagem figurada;
11. Reconhecimento do sentido denotativo e conotativo de palavras ou expressões no texto poético.
12. Análise dos padrões de combinação e distribuição das palavras na seqüência das frases, como constituintes do texto;
13. Análise das diferentes funções sintáticas que as palavras podem exercer na reflexão sobre o caráter flexível do léxico da língua;
14. Análise da intenção do autor às características do texto para produção de sentido;
15. Construção dos sentidos e das intenções expressos pelos enunciados;
16. Reconhecimento do verbo na 3ª pessoa em textos expositivos;
17. Reconhecimento do verbo como marca da seqüência narrativa;
18. Identificação das expressões de apelo ao interlocutor;
19. Reconhecimento do valor interativo dos verbos no imperativo, diferenciando o uso padrão do coloquial;
20. Reflexão sobre o efeito de sentido conseqüente do uso dos recursos gráficos (tamanho da letra, tipo de letras, expressão em negrito, disposição espacial);
21. Análise das diversas funções que as palavras exercem na construção dos sentidos e das intenções expressas pelos enunciados;
22. Avaliação da função argumentativa de operações com seleção lexical, formas de tratamento e relações de co-referência (hiperonímia, expressões nominais definidas, repetição...);
23. Análise da função destinada ao uso de uma nomenclatura gramatical;
24. Reflexão sobre as múltiplas funções da linguagem no estabelecimento e na organização das relações sociais;
25. Reflexão sobre a linguagem como uma das formas de atuação do homem sobre a realidade.
26. Reconhecimento do verbo na 3ª pessoa em textos dissertativos;
27. Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo em entrevista: hífen, interrogação, exclamação;
28. Reconhecimento de narração em 1ª pessoa e 3ª pessoa;
29. Reconhecimento do verbo na 3ª pessoa em textos dissertativos;
30. Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar a polifonia presente no conto, romance e notícias;
31. Identificação do discurso direto e indireto;
32. Distinção de vozes do verbo (ativa e passiva) em notícias.
33. Reconhecimento das características dos diferentes gêneros textuais, quanto ao conteúdo temático, construção composicional e ao estilo;
34. Reconhecimento de referências ou remissões explícitas a outros textos;
35. Reflexão sobre a inserção de novas tecnologias no campo da interação verbal, e, em particular, da escrita digital no âmbito do letramento;
36. Avaliar o grau de adequação ou a inadequação em determinado registro, em diferentes situações do uso da língua;
37. Distinção de vozes do verbo (ativa e passiva) em notícias.